quarta-feira, 23 de junho de 2010

EUCARISTIA

Tema I V: Jesus Alimento- O Sacramento da Eucaristia

Objetivo: Mostrar o catequizando que Jesus é o pão da vida.
Levar o catequizando a tomar consciência de que o Pão e o Vinho se tornam, pela consagração na Missa, sinais que JESUS nos dá por amor, despertando neles o desejo de participar diariamente da Sagrada Eucaristia.

Acolhida

Preparar uma mesa com o lanche (pão, bolo, uvas, jarras com suco de uva, vela).
Iniciar o encontro com música
(aguardar até o final do encontro para repartir o lanche)

Oração inicial

Partindo do concreto
Falar um pouco sobre festas e reuniões familiares

A chave
Por que Jesus se reuniu com seus descípulos durante a Páscoa dos judeus?

História
JESUS, como todo bom Judeus, participava de todas as festas religiosas judaicas do seu tempo, sendo a páscoa a mais importante. Teve uma vez, quando ele era pequeno, que ele até se perdeu de seus pais . Lembram daquela passagem que JESUS ficou no Templo nos meio dos doutores da Lei?. Ele participava das festas, junto com toda a família e amigos em Jerusalém. Ele como todos os peregrinos iam para Jerusalém, local determinado para celebrar a Páscoa.

Leitura bíblica: Lc 22,14-20
As palavras de JESUS são precisas durante a Santa Ceia, como foi nestas palavras: "Lázaro, sai do sepulcro!" E Lázaro sai imediatamente. "Mulher, estás curada!" E ela fica curada. "Isso é meu corpo!" E esse é o corpo do Cristo. E S. Paulo, na sua epístola aos Coríntios (I Cor 11, 23 - 29) afirma: "Eu recebi pessoalmente do Senhor aquilo que transmiti a vocês. Na noite em que foi traído, tomou o pão... .
“Carne e Sangue”; JESUS tomou o pão e o vinho separados, “carne e sangue”, o que isto quer dizer?Quer dizer doação por inteiro. Por quê? Porque para os Judeus o sangue é sagrado demais! É vida. É isto mesmo! Foi isto que JESUS fez, Ele doou para nós o que é mais sagrado, Ele doou sua vida! Foi com estes gestos que os apóstolos entenderam que aquela Ceia era diferente, eles entenderam que o pão que JESUS partira era o mesmo que Ele prometera: Eu sou o Pão da Vida.

Explicação
Eucaristia: Para nosso corpo físico temos o alimento material. O que acontece se não comermos? Para alimentar a nossa fé temos a Eucaristia que é a celebração da morte e ressurreição de JESUS que se faz alimento da vida Cristã. Eucaristia é o sacramento em que, sob as espécies de pão e do vinho, JESUS Cristo está verdadeiramente, real e substancialmente presente, com o seu corpo, sangue, alma e a sua divindade para o nosso alimento espiritual. O Sacramento da Eucaristia é o centro da nossa salvação. Começamos a nossa vida Cristã no batismo, fortalecemos na Crisma e, na Eucaristia, encontramos o momento que é o maior de toda a vida Cristã. Eucaristia é o nosso maior Sacramento. É o sacramento dos sacramentos. É o Santíssimo Sacramento.

O modo de presença de Cristo sob as espécies eucarísticas é único. Ele eleva a Eucaristia acima de todos os sacramentos e faz com que ela seja "como que o coroamento da vida espiritual e o fim ao qual tendem todos os sacramentos". No santíssimo sacramento da Eucaristia estão "contidos verdadeiramente, realmente e substancialmente o Corpo e o Sangue juntamente com a alma e a divindade de Nosso Senhor JESUS Cristo e, por conseguinte, o Cristo todo" . "Esta presença chama-se 'real' não por exclusão, como se as outras não fossem 'reais', mas por antonomásia, porque é substancial e porque por ela Cristo, DEUS e homem, se toma presente completo." CIC 1374

Frutos do Sacramento da Eucaristia
-A Sagrada Eucaristia nos mantém na graça e nos faz participantes da vida eterna com DEUS.
-Aumenta a Graça Santificante, isto é, a filiação divina – ficamos em contato com o próprio DEUS.
-Aumenta em nós a capacidade de amar.
-Une a Cristo e aos irmãos.
-Purifica das faltas leves, nos preserva dos pecados graves, curando assim as fraquezas da alma.
-É o penhor da vida eterna Jo6,54.

Curiosidade:
O pão partido por JESUS é a quarta parte do pão que era colocado sobre a mesa. Durante a ceia judaica pascal partia-se o pão em quatro partes. Havia um momento na ceia para cada pedaço ser comido. O quarto pedaço pertencia ao Messias que deveria vir ao mundo e portanto não era consumido.
Para espanto geral JESUS pega exatamente a quarta parte, abençoa-a e distribui-a para seus apóstolos dizendo: “Isto é o meu Corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim!”Lc22,. Com isto JESUS demonstrou que Ele é o Messias, Aquele que está no meio deles. Até hoje os Judeus não consomem esta quarta parte na Ceia Pascal, pois para eles o Messias ainda não veio.


Atividades:
(levar os catequizando a refletir este grande amor – convidando-os a fechar os olhos. A catequista vai falando baixinho - Irmãos, vamos pensar um pouco neste amor... O Corpo que era Dele eu comerei agora, o sangue que era Dele meu será, quanta responsabilidade! JESUS nos amou ate o fim, JESUS quis ficar no pão e no vinho para nos alimentar. JESUS derramou todo o seu sangue para me salvar do pecado e da morte. Como não exclamar: muito obrigado JESUS por nos amar tanto (pausa) Comungar é assumir a vida de JESUS. Na Sagrada Eucaristia eu participo da Vida de DEUS. Como isto e lindo e grande! EUCARISTIA É ESSENCIA DO AMOR DE DEUS! Por isso vamos refletir bem: Como estou me preparando para receber JESUS no meu coração? Estou consciente do que vou fazer?) AMADOS, vocês vão se alimentar de DEUS. JESUS se dá no PAO.
Ler 1Cor11, 23-29 - (entenderam que São Paulo te alerta agora)?

Guardando
“Se não comerdes a Carne do Filho do Homem e não beberdes o seu Sangue, não tereis a vida eterna” Jo 6,53. Eucaristia é centro e tesouro da Igreja.

Encerramento
Repartir o lanche
Oração final

Folha do catequizando

Tema IV: Jesus Alimento- O Sacramento da Eucaristia
Leitura bíblica: Lc22,14-20 ( pode-se ler também I Cor 11, 23-25)

Antes de entregar sua vida por amor a nós, Cristo quis celebrar com seus amigos, os apóstolos, a ÚLTIMA CEIA, na quinta-feira santa.
Quando estavam todos reunidos na sala preparada pelos apóstolos, Jesus disse: chegou o momento feliz em que deixarei a vocês um lindo presente. Eu gostaria muito de estar sempre com vocês, mas como não é possível, quero ser para vocês o verdadeiro alimento, o alimento espiritual da vida de vocês.
O presente que Cristo nos deixou foi a Eucaristia. Com este presente, mesmo depois de sua morte, ele estaria sempre conosco.
Foi com estas palavras que Jesus instituiu a Eucaristia: “Tomai e comei. Isto é o meu Corpo que será entregue por vós. Tomai e bebei. Isto é o meu sangue que será derramado por vós. Fazei isto para celebrar a minha memória”.
Ao pronunciar estas palavras, Jesus olhou para cada apóstolo presente e certamente
pensou em cada um de nós.

A Eucaristia transforma nossa vida.

Assim como o alimento fortalece o nosso corpo, previne doenças e nos ajuda a crescer e viver melhor, a Eucaristia também fortalece nossa vida espiritual, a graça de Deus que recebemos no Batismo.
Também, quando vamos a uma festa, procuramos nos preparar bem. Do mesmo modo, precisamos estar preparados e prontos para receber Jesus na Sagrada Comunhão, procurando...
...acreditar na presença de Jesus na Eucaristia;
...estar em estado de graça, isto é, sem pecado mortal;
...guardar uma hora de jejum antes de comungar. Água e remédios não quebram o jejum.

Através da Santa Comunhão recebemos todas as graças e bênçãos do céu, antecipando a vida eterna que teremos junto a Deus.
A Eucaristia é o sacramento que fortalece a nossa fé e nos faz crescer espiritualmente.
A sagrada Eucaristia produz muitos frutos na nossa vida quando recebemos bem preparados:
* aumenta a nossa união com Cristo;
*apaga os pecados veniais;
*preserva dos pecados mortais;
*realiza a união, na Igreja, com todos os filhos de Deus;
*compromete a nossa vida com os irmãos mais necessitados;
*une mais os cristãos.
Na Eucaristia Jesus está por inteiro, com seu Corpo ressuscitado e glorioso.

Atividades

1- Ler 1 Coríntios 11,23-25 e copiar as palavras que o padre fala na hora da consagração:


2- Jesus está presente no pão e no vinho consagrados. Cremos, porque foi Jesus quem fez esta afirmação. Copie o que Ele disse em Jo 6,5:

Nenhum comentário:

Postar um comentário