quinta-feira, 17 de junho de 2010

Sacramentos

Tema I: Deus nos comunica sua vinda através dos Sacramentos

Objetivo: Mostrar aos catequizandos que JESUS instituiu os sacramentos somente por amor.
Propiciar a reflexão sobre a alegria do encontro entre as pessoas e da necessidade de festejar o amor de Deus.

Oração inicial

Acolhida
Música:

Partindo do concreto: Dinâmica

A chave
Jesus pede permissão para entrar em nossa casa, em nossa vida?

História
Lucas 19, 1-10
Jesus é Senhor e Salvador, portanto Ele já sabia do desejo de Zaqueu, do que se passava no coração de Zaqueu. A permissão já tinha sido dada, por isso Ele diz: “ Zaqueu, desça depressa, porque hoje devo hospedar-me em sua casa”.
Os sacramentos são um carinho a mais de Jesus para conosco. É quando sentimos mais forte Sua presença. Jesus se coloca no nosso nível: “eleva os humildes”; e nos toma para si. E nosso passado não é mais importante: “Hoje a salvação chegou a esta casa”. O nosso coração se alegra e tomamos a decisão de sermos fiéis a Deus: “se prejudiquei alguém em alguma coisa, vou devolver quatro vezes mais”.
Zaqueu se alegrou com a chegada de Jesus, e toda sua casa festejou a salvação que vem de Deus.

Explicação sobre os 7 Sacaramentos:

Acontecimentos da Vida-Sacramentos
1. O Nascimento – entrada na família, na comunidade e na sociedade.-1. O Batismo – Nascimento na comunidade da fé – A Igreja (Mt 3, 13-16; Jo 3, 3-5).
2. A Adolescência – tornar-se jovem, iniciação na vida dos adultos.-2. A Crisma – Confirmação, compromisso de apóstolos (adultos na fé), com a Igreja e o mundo (At 9, 17-20).
3. A Refeição – reúne a família e os amigos.-3. A Eucaristia – reúne a comunidade para participar da vida de JESUS.(1 Cor 10, 16-17; 11, 23-26)
4. Fazer amizade – ou reconciliação com os inimigos e amigos.- 4. A Penitência ou a Confissão – é reconciliação com DEUS e com os outros.(Mt 18, 18; Lc 15, 11-31; 19, 1-9).
5. A doença – entre o povo.- 5. A Unção dos Enfermos – como um ato de solidariedade com aqueles que sofrem.(Tg 5, 13-16; Mc6,13;Lc5,17-26)
6. Os animadores do povo – políticos, professores, líderes nos clubes, etc.- 6. A Ordem Sacerdotal – e os ministros: serviço de união (coordenação) na comunidade. (Lc 22, 24-27; At 13, 1-3).
7. O casamento e o amor conjugal - A constituição de família.-7. O Matrimônio – compromisso do amor do casal, símbolo do amor de DEUS à sua Igreja. (Ef 5, 21-32; Mc10,11-12).

Sacramentos são gestos que celebram a vida. Não são gestos vazios, abstratos ou simplesmente rituais.
-Sacramentos são encontros com Cristo;
- Recebo os sacramentos para me tornar um Sacramento, um sinal, testemunho de Cristo para o mundo; É comunhão com DEUS e esta deve ser a única intenção. Só tem sentido receber um Sacramento na medida em que Cristo tem sentido na minha vida;
- São verdadeiros alimento para nossa vida espiritual e para nossa santificação.
- Os sacramentos são canais do amor de DEUS. É graça de DEUS em nossa vida.
- Os sete sacramentos recobrem toda a vida terrestre de um ser humano.


I – Sacramentos de Iniciação Cristã – No início do Cristianismo, os convertidos à fé cristã eram adultos. Esses adultos eram preparados durante o período do catecumenato e, recebiam de uma só vez os três sacramentos da Iniciação Cristã. O Batismo, Crisma e a Sagrada Eucaristia.
Pelos sacramentos da iniciação cristã; Batismo, Confirmação e Eucaristia são lançados os fundamentos de toda vida cristã. "A participação na natureza divina, que os homens recebem como dom mediante a graça de Cristo, apresenta certa analogia com a origem, o desenvolvimento e a sustentação da vida natural.
II – Sacramentos de Cura
O Senhor JESUS Cristo, médico de nossas almas e de nossos corpos, que remiu os pecados do paralítico e restituiu-lhe a saúde do corpo, quis que sua Igreja continuasse, na força do Espírito Santo, sua obra de cura e de salvação, também junto de seus próprios membros. É esta a finalidade dos dois sacramentos de cura: o sacramento da Penitência e o sacramento da Unção dos Enfermos – CIC 1420 e 1421.
III – Sacramentos de Serviço
Algumas pessoas, depois de já terem sido consagradas pelos Sacramentos do Batismo e da Confirmação, sentem-se chamadas por Deus para outro tipo de consagração especial: são os padres, através do sacramento da Ordem e os noivos, através do sacramento do Matrimônio.
A Ordem e o Matrimônio são chamados Sacramentos do serviço e da comunhão.


Atividades:
Folha 3 e 4.

Guardando
"Sacramento é um sinal sensível, instituído por Nosso Senhor JESUS Cristo, para produzir a graça em nossas almas e santificá-las." CIC

Encerramento
Avisos e oração final.


Folha 3
Tema I: Deus nos comunica sua vinda através dos Sacramentos

FESTA/LUTA

Por trás de toda luta tem uma hitória, que é um pedaço de nossa luta. Na festa a gente celebra a luta que fazemos. Nós lutamos por 3 motivos:
1- Porque sofremos ou vemos alguém sofrer;
2- Porque temos esperança que “um dia vai ser melhor do que está”;
3- Celebramos o que Jesus celebrou e procuramos lutar como Jesus lutou.
A gente luta e a luta é dura. Porém no meio da luta sempre se arranja um jeitinho de fazer uma festa para celebrar:
a- A festa celebra a luta da gente. É para a luta não ser esquecida. Para fazer festa, a gente tem que ter um motivo importante; o motivo da festa.
b- A festa tem que ser feita com união e solidariedade das pessoas. Não dá para festejar sozinho. Festa se faz em comunidade. Na comunidade que tem os mesmos sonhos e a mesma luta.
c- Toda festa tem seu gesto simbólico, para dar coragem e força para continuar lutando. E esse gesto só se entende na comunidade de fé, daqueles que reconhecem Jesus, o libertador.

Na esperança, continuamos a lutar, mesmo que seja difícil. E no meio da luta, sempre arranjamos um jeito de confraternizarmos. A festa dá força para continuarmos a caminhada e permanecermos firmes na luta. Na festa a gente se esforça, faz amigos, confraterniza. Se temos força para lutar, é porque Deus nos empurra e nos atrai para um futuro melhor.

Atividades:
1- Quais são os três elementos que aparecem numa festa?



2- Nós cristãos devemos festejar?


SACRAMENTOS

São sinais que expressam o amor de Deus pelas pessoas e sua presença no meio dos homens.
São celebrações dos momenstos fortes de nossa luta pela tranformação da sociedade. Os sacramentos são sete:
- Quando os pais são cristãos, querem que a vida da criança seja, desde o início, participação na comunidade cristã. O rumo para a vida dele é a luta de Cristo na Igreja. É o que se festeja no Batismo.
- Quando a criança é batizada pequenina, deixa-se outro momento de festa para quando ela crescer e puder dar ela mesmo rumo à sua prória vida, pela ação do Espírito Santo, que ela recebeu no Batismo. É o que se celebra na Crisma.
- O Casamento é uma vitória sobre o egoísmo. Os noivos vão seguir na luta com os demais companheiros, mas vão seguir juntos para sempre.
- Deus, através da comunidade nos perdoa. Perdão é vida nova. É reconciliação, é retorno aos braços do Pai. É hora para festejar; Sacramento da Penitência, Reconciliação ou Confissão.
- É muito importante a aceitação da doença. É importante lembrar e festejar que Jesus venceu a mort e continua a vencê-la na pessoa que adoece. É a Unção do Enfermos, antigamente chamada de Extrema Unção.
- A Igreja, comunidade dos que seguem o Senhor, precisa de quem coordene sua vida, que ajude a comunidade a ser unida. É um presente de Deus e celebra-se no sacramento da Ordem esse dom de Deus.
- Jesus deu a vida por todos nós. Na Eucaristia, a Igreja celebra essa doação nossa de cada dia à doação de Jesus, ou melhor, da vida que Jesus ofereceu por nós a Deus e continua oferecendo.




Deus nos ama e nos mostra este amor em tudo o que existe.
Os sacramentos são sinais que podemos ver e tocar, através dos quais é dada às pessoas graças que não podemos enxergar, mas que ajudam na vivência da fé e no seguimento de Jesus.
Jesus é o maior sinal do amor de Deus entre os homens. Ele é o Sacramento do Pai. Jesus está no meio de nós!
Jesus continua vivo e presente na comunidade que é a Igreja. Assim tudo o que ele fez, a Igreja também o faz, porque ela é a continuação de Jesus.







Folha 4
Atividades:

1. Responda e memorize:
a) Quais são os 7 sacramentos?
















b) Quais os sacramentos que você já recebeu?


c) Qual é o sacramento que nos abre as portas para podermos receber os outros sacramentos?


2. Complete e memorize:
a) O sacramento que “perdoa” nossos pecados chama-se:___________________________________
b) O sacramento que confirma em nós o Espírito Santo é a:__________________________________
c) O sacramento que une para sempre dois jovens no amor chama-se:__________________________
d) O sacramento que torna um homem sacerdote chama-se:__________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário